Prefeitura de AÇAILÂNDIA
ARTE BLOG
Vacinação
Maranhão

Maranhão assume compromisso com a ONU de zerar emissão de poluentes até 2050

O governador Flávio Dino disse que a contribuição do estado ocorrerá através das ações do Plano de Recuperação Verde (PRV), lançado em julho de 2021.

05/08/2021 08h31
Por: Valber Alves
Fonte: G1 MA
63
Flávio Dino anuncia adesão à campanha internacional “Race to Zero” — Foto: Reprodução/YouTube
Flávio Dino anuncia adesão à campanha internacional “Race to Zero” — Foto: Reprodução/YouTube

O Maranhão oficializou, nessa quarta-feira (5), o compromisso de zerar a emissão de carbono até 2050, aderindo a campanhas da Organização das Nações Unidas (ONU). O anúncio foi feito durante o evento “Fechando o Ciclo de Ambição com a Corrida ao Zero no Brasil”, organizado pela embaixada britânica em um hotel em Brasília (DF).

A adesão acontece no âmbito da “Race to Zero”, campanha global das Organização das Nações Unidas comprometida com recuperação econômica verde, resiliente e sem carbono e em alcançar emissões líquidas zero até o meio do século.

Outros estados como São Paulo, Pará, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná também já assinaram o compromisso. O objetivo é limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau.

"O 'Plano de Recuperação Verde' é a nossa contribuição para o debate em torno da segurança climática do planeta", disse o governador do Maranhão, Flávio Dino, durante o evento em Brasília nessa quarta-feira (4). "Esse plano tem quatro eixos: o freio do desmatamento ilegal, o projeto de produção sustentável, investimento em tecnologia verde e capacitação, e investimentos em infraestrutura verde", completou.

Plano de Recuperação Verde

No dia 16 de julho de 2021, o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal realizou o lançamento do Plano de Recuperação Verde (PRV). A iniciativa traz diretrizes e ações de proteção à Floresta Amazônica e subsistência das comunidades que ali vivem. Fazem parte do Consórcio os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O PRV consiste em uma estratégia de transição para uma economia verde para a região Amazônica que seja compatível com o combate às desigualdades, com a geração de emprego e renda e com o crescimento econômico sustentável. As ações estão divididas em quatro eixos:

 

Freio ao desmatamento ilegal;

Economia verde com produção sustentável;

Tecnologia verde/capacitação;

Infraestrutura verde.

A Amazônia Legal brasileira é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de ser um ativo estratégico para o Brasil, a região concentra um dos três maiores acervos ambientais do planeta.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários