Vacinação
ARTE BLOG
DESTAQUE

Daniella Tema fala sobre feminicídio em entrevista para a TV Mirante

A entrevista aconteceu no mesmo dia em que estava previsto o julgamento de Lucas Porto

24/05/2021 19h53
Por: Valber Alves
Fonte: Assecom - Dep. Daniella Tema
Daniella Tema é entrevistada pelo jornalista Clóvis Cabalau, na TV Mirante
Daniella Tema é entrevistada pelo jornalista Clóvis Cabalau, na TV Mirante

Convidada do quadro “Bastidores”, do telejornal Bom Dia Mirante, da TV Mirante, a deputada estadual Daniella Tema (DEM) foi entrevistada pelo jornalista Clóvis Cabalau, nesta segunda-feira (24), destacando as ações do seu mandato e da Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio , da qual é coordenadora. A entrevista aconteceu no mesmo dia em que estava previsto o julgamento de Lucas Porto, acusado de estuprar e matar a publicitária Mariana Costa, em 13 de novembro de 2016.

Daniella comentou o assunto, reforçando o desejo de que a justiça, de fato, seja concretizada o mais breve possível no caso Mariana. “Eu espero que a justiça seja feita. É um sofrimento muito grande para a família da vítima, para as famílias das vítimas, de modo geral, porque são tantas, assim como Mariana. Essa morosidade nesse tipo de julgamento aumenta ainda mais o sofrimento por conta da perda e pela impunidade”, enfatizou.

Durante a conversa, a deputada também explanou os números assustadores da violência que culmina no assassinato de mulheres e como a Frente Parlamentar tem se posicionado para combater essa modalidade de crime.

“Fechamos 2020 com 60 casos de feminicídio. Agora, em 2021, estamos no quinto mês do ano já com 20 casos confirmados e outros ainda sendo investigados para ver se configuram feminicídio. A Frente tem buscado mecanismos para que possamos diminuir esses altos índices”, frisou.

Daniella Tema também ressaltou duas importantes leis de sua autoria voltadas para a bandeira feminina. A Lei 11.292/2020 foi criada para punir os agressores de mulheres, idosos e crianças, e é conhecida como "Lei dos Condomínios".

“A 'Lei dos Condomínios' é justamente para que evitemos que a violência chegue ao feminicídio. Os condomínios são obrigados a denunciar qualquer indício de violência contra a mulher, idosos ou crianças, e inclusive estão sujeitos à multa”, reforçou.

A segunda é a Lei 11.455/2021, que cria o selo “Empresa Amiga da Mulher”, incentivando o fortalecimento de ações empresariais internas favoráveis às mulheres. “As empresas não são obrigadas a aderir. Mas a empresa que promova ações, que fale sobre violência doméstica, que insira mulheres dentro de seus quadros, garantirá o selo 'Empresa Amiga da Mulher'. Nós sabemos a importância de nós, mulheres, estarmos sendo fortalecidas. E tudo que vem para fortalecer essa temática feminina é de grande importância”, salientou.

 

Incentivo  

 

Clóvis Cabalau destacou o incentivo que a parlamentar tem dado ao empreendedorismo feminino como mecanismo para mulheres buscarem sua independência financeira, referindo-se ao projeto criado recentemente pela deputada: “Valorize a Piquena”.

“Por meio do 'Valorize a Piquena', nós damos publicidade às pequenas empresas, às empreendedoras que surgiram, principalmente, nesse período de pandemia, por meio das nossas redes sociais. Vamos usar nossas redes para mulheres empreendedoras que estão dando início aos seus pequenos negócios divulgarem seus produtos. O projeto já tem surtido um grande efeito e com um resultado muito positivo”, disse Tema.

As mulheres que quiserem participar do “Valorize a Piquena” precisam entrar em contato com a equipe de Daniella Tema, enviando uma mensagem pelos perfis oficiais da deputada no Instagram e Facebook, respectivamente: daniella_tema e Daniella Tema.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários